quarta-feira, 8 de junho de 2011

back to simple stupidity

"O Hotel, a Bichana, a Julie e o Capacete...
Voltando a boas memórias de outros tempos, lembro-me que já fui um rapazinho bem divertido. Numa idade que já não me recordo, passava os verões a trabalhar como barman num restaurante de primeira nas Dunas Douradas, algarve. São tantos os episódios que me ficam desse tempo, que seria preciso um novo blogue para os relatar. Assim, e quando tiver paciência ou me apetecer, contarei alguns deles. Não porque os ache dignos de serem lidos (aliás, como tudo o que escrevo...), mas apenas porque me trazem alguma alma a estes tempos tão desalmados que vivo. Lembro-me que no primeiro ano que para lá fui desde o primeiro dia que desejava entrar no Grande Hotel da Quinta do Lago. Diziam-me que era uma recepção majestosa, cheia de gente do Mundo inteiro, frequentado por ícones como Madonna, Bryan Adams, Billy Joel...por aí...Dizia cá para mim, um dia entro naquela recepção como se fosse um milionário americano e peço a melhor suite que tiverem. Todos os meus colegas me diziam para me por no meu lugar, que me expulsariam mal me vissem, que esquecesse aquele hotel. Sempre fui um puto meio obstinado. Ou parvo. Não distingo bem a diferença. Acontece que, como era o puto mais novo do restaurante, cabia-me a mim fechar o bar todas as noites. Tinha várias recompensas. Acompanhava sempre as filhinhas dos ingleses completamente embriagadas aos quartos (mas, como já referi atrás ser meio parvo, nunca ficava). Outra das recompensas era que o patrão me deixava ficar com uma mota para ir para casa àquela hora. Bem, não era bem uma mota. Era uma motocicleta a pedais (alguém se lembra???). Quando nos lembramos que já andámos numa motocicleta a pedais, é tempo de perceber como estamos velhos. Enfim seguindo. Um dia, enchi-me de coragem, convidei uma das tais inglesas embriagadas e fomos dar um passeio à praia. Eram 1.30h da manhã. Não se via estradas, bermas e muito menos a praia. Mas lá fomos. Montados na bichana (era assim que lhe chamávamos), lá segui eu e a Julie (não me recordo do nome, mas este parece-me adequado), por ali abaixo até á praia das Julianas. Escuso-me a contar os vários percalços existentes no caminho, pois as motas nunca foram o meu forte. Muito menos ter que as pedalar. Ás tantas, e sentado na areia da praia lembrei-me que era naquele momento que eu iria entrar pela recepção do Grande Hotel. Triunfante, acompanhado de uma linda estrangeira. Convencida facilmente (o meu inglês para embrigadas sempre foi perfeito), lá fomos estrada acima até ao Hotel. Chegados á porta, aprumo a minha pouca roupa, estaciono a bichana e, de braço dado com a Julie, lá entro de forma gloriosa, arrogante e triunfante. "Boa noite, quero um quarto duplo por favor!", disse eu do alto dos meus 17 anos. O conciérge (sei disto para cacete!), pergunta-me se está tudo bem comigo. Mau. "Sim, quero reservar um quarto duplo, ou melhor, quero a melhor suite que tiver!". Julie acena que sim com a cabeça, como que dizendo "Yes, I'm with this charming and beautifull portuguese boy!". Volta a questionar-me. "Mas, senhor Gomes, por nós tudo bem, temos uma suite disponível, mas...". Eu sabia. Isto estava a correr bem demais. Insisto (sempre altivo como um puto de 17 anos a entrar num Hotel de 5 estrelas deve ser!)"então se está tudo bem, qual é o seu problema? Estou mal vestido é isso? Não tenho uma aparência digna de entrar no vosso hotel? Diga lá homem, qual o problema?". Olho para Julie que expressa nos seus olhos "I love this boy. What at courage, wath a speech!". Recebo a resposta calmamente. "Senhor Gomes, é claro que pode entrar no nosso hotel, e teremos a suite preparada. Mas, se não for incómodo para si...preferíamos que tirasse o capacete. É a única forma que tenho de confirmar a sua fotografia do BI." E assim se explica que a vida é feita de muitos pequenos detalhes. Ali aprendi a primeira lição. Nunca sair com uma mulher que não nos avisa para retirar o capacete... "

* recuperado de um blogue cheio de estórias idiotas, escrito há exactamente 3 anos atrás.