segunda-feira, 25 de abril de 2011

Liberdade

Comemora-se o 25 de Abril.
Lembra-me a liberdade, pois claro. Lembra-me a minha, para começar. Lembra-me os meus primeiros dias de verdadeira liberdade individual, quando, nas férias de Verão fazia-me à estrada a Sul. A trabalho. Comigo é assim, aos 16 anos comecei a viajar em trabalho, rumo às Dunas Douradas. Foram os meus verdadeiros meses de libertação individual e espiritual. Sob o pretexto de trabalhar das 8 às 02 da manhã no restaurante e esplanada daquele aldeamento, confesso que eram os melhores meses do ano para mim. Em cada Setembro que regressava, ansiava pelo próximo Julho. Durante esses 9 meses, em três anos consecutivos ouvi vezes sem conta as mesmas músicas. Chegava de manhã e enquanto abria a esplanada para ingleses famintos devorarem os seus bacons e feijões, lá ouvia o álbum. Meio da manhã, enquanto fazia a mise en place, lá vinha o álbum. De tarde, no descanso, deitava-ma nos confortáveis sofás, imaginando o ano que se adivinhava a seguir, o regresso às aulas, os caminhos a seguir. Nos pensamentos, o mesmo álbum. À noite, já tarde, fechava o bar da esplanada, dava um mergulho nas escondidas da noite na piscina que era proibida, cheio de de liberdade pois então, e punha a música baixinho. A mesma. Passaram anos, muitos anos. Passou quase uma vida. Os pensamentos e planos de então deram, na sua maioria, "furados". Um dia, assim meio sem jeito, sem espera, sem previsão, enquanto a vida me acontecia, ouvi o mesmo álbum. Desta vez, acompanhado de imagem, a imagem que imaginara 20 anos antes. Senti-me livre. Ouvi, vi e percebi isto.

Simon & Garfunkel - Mrs.Robinson por djoik