terça-feira, 12 de abril de 2011

pinóquio


Acerca de marketing político, porque aqui escreve um guro. O cartaz acima bem podia ser um cartaz de campanha de qualquer um dos partidos da oposição. A mensagem é clara, verdadeira, curta e eficaz. E ainda apela a alguma emoção. São portanto as 5 regras básicas da comunicação eficaz, em tempos de comunicação turbolenta.
No entanto, e porque este País é teimosamente conservador (ou provinciano), ninguém arriscará a fazê-lo. Quanto muito, utilizam as “juventudes” partidárias para os promover. Mas, aí, o efeito perde-se. Passam a ser os “miúdos” a dizê-lo. E esses merecem menos crédito. Porque quem decide numa votação para legislativas são, há anos, os mesmos de sempre. Centro político, 35-54 anos, urbano. Nas últimas legislativas representaram 51% dos votantes. O que é pena. Já era tempo das “gerações à rasca” votarem, efectivamente. Só assim mudam, não na rua.